Últimas Notícias


Campanha da Fraternidade 2017

 

     Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida, é o tema da Campanha da Fraternidade 2017, o lema é "Cultivar e guardar a criação" (Gn 2,15). A Campanha da Fraternidade tem o seu início na Quarta-feira de Cinzas, dia 1º de março e dia 9 de abril é o Domingo de Ramos.

 

Oração da CF-2017

Deus, nosso Pai e Senhor,
nós vos louvamos e bendizemos,
por vossa infinita bondade.
Criastes o universo com sabedoria
e o entregastes em nossas frágeis mãos
para que dele cuidemos com carinho e amor.
Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela
Casa Comum.
Cresça, em nosso imenso Brasil,
o desejo e o empenho de cuidar mais e mais
da vida das pessoas,
e da beleza e riqueza da criação,
alimentando o sonho do novo céu e da nova terra
que prometestes.
Amém!

 

Objetivos específicos:

O Texto-base tratará as seguintes questões:
1- Identificação e caracterização da importância da vida em cada bioma brasileiro e sua relação com a diversidade dos povos.
2- Destaque ao longo da história do Brasil, desde o período colonial, sobre o processo de exploração dos biomas brasileiros, além de dar informações sobre a atual situação dos referidos biomas.
3- Refletir, à luz de um novo olhar, a exploração dos biomas na vida dos povos tradicionais bem como a articulação e defesa na luta pela preservação e da relação harmônica entre os povos e os biomas, diante da deterioração da qualidade de vida humana e desigualdade social, dos projetos de 'desenvolvimento', da perda da biodiversidade, o diálogo e as estratégias para novas políticas de preservação dos biomas, fomento da economia e qualidade de vida dos seus povos, as ações em prol dos povos tradicionais, as denúncias e as ameaças que sofrem os povos tradicionais por parte do capital exploratório.

 

Campanhas da Fraternidade

Conheça as outras Campanhas da Fraternidade