História da Paróquia

A Comunidade São Sebastião foi formada no início dos anos 80, com um barracão aberto somente com cobertura, no terreno onde hoje é a casa paroquial, naquela época ainda não existia a Paróquia Santa Cruz e a comunidade ficou sob a supervisão do Pe. Amador Romão. Os encontros aconteciam na quarta-feira, onde se fazia a Novena em louvor a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e os encontros de Círculo Bíblico. As Celebrações Eucarísticas eram realizadas geralmente nas casas dos poucos moradores do bairro.

Com a chegada do Pe. José Luiz Ferrari, em meados de 1980, nossa comunidade passou a fazer parte da então recém formada Paróquia Santa Cruz, e ficou então sob a supervisão do Pe. Ferrari, onde a comunidade começou a se tornar mais ativa. Foi construído um outro barracão, onde hoje é a igreja, esta já com as laterais cercadas, e um pouco mais acolhedor. Nesta época a comunidade já contava com equipe de canto, leitores e pastoral do dízimo. Continuava também com a Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Círculos Bíblicos, Grupo de Jovens, além das Celebrações Eucarísticas todos os domingos às 10:00h.

No final dos anos 80, com o incentivo do Pe. Ferrari começou a construção da Igreja Matriz de São Sebastião, e novamente o barracão foi mudado para onde hoje é a praça da matriz, lugar este um pouco menor, mas também bastante acolhedor. Neste tempo a comunidade era muito fervorosa, e não faltavam pessoas para ajudar nos diversos trabalhos e principalmente para ajudar na construção da igreja.

Em meados de 1990, mais precisamente no ano de 1994, foi celebrada a primeira missa na Igreja de São Sebastião pelo Pe. Ferrari. Durante toda a existência de nossa comunidade, tivemos o privilégio de contar com vários seminaristas que passaram por aqui e deixaram alguma coisa em nossa paróquia: Borim, Márcio, Lourival, Valter, + Mário, Toninho e Alexandre. Todos eles também fazem parte da história de nossa paróquia.

Em 1998, com a chegada do Pe. Oswaldo, a comunidade foi se preparando para se tornar paróquia, e no dia 26 de novembro de 2000 a Comunidade São Sebastião, se tornou Paróquia São Sebastião, tendo como seu primeiro pároco, o Pe. Oswaldo Gonçalves Pereira que tomou posse no dia 28 de novembro de 2000, e ficou até o dia 06 de janeiro de 2008.
     No dia 26 de janeiro de 2008, tomou posse o segundo padre de nossa paróquia, o Pe. José Carneiro de Oliveira Filho (Pe. Zezinho), em missa realizada pelo Vigário Episcopal Padre Marcos Antônio Simões Pião onde estiveram presentes diversas autoridades da cidade de Matão-SP, além de outros padres, diáconos, paroquianos e fiéis de outras paróquias de nossa cidade e de outras cidades da nossa região.

Veja fotos