Padroeiro da Comunidade

São João Batista

João Batista, nasceu numa cidade do reino de Judá, filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, parenta próxima de Maria, mãe de Jesus. Isabel, estéril e já idosa, viu sua vontade de ter filhos satisfeita, quando o anjo Gabriel anunciou a Zacarias que a esposa lhe daria um filho, que devia se chamar João. Depois disso, Maria foi visitar Isabel. "Ora quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: 'Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite?'" (Lc 1, 41-43). Ao atingir a maturidade, João Batista se encaminhou para o deserto e passou a ser conhecido como profeta e alertava o povo para a proximidade da vinda do Messias. João Batista batizou Jesus nas águas do Rio Jordão e logo depois, foi preso e degolado por Herodes Antipas, por denunciar a vida imoral do governante, a pedido de Salomé, filha de Herodíades, mulher de Herodes, por ordem da mãe e a cabeça do profeta, foi servida numa bandeja. O corpo de João foi, segundo Marcos, enterrado por seus discípulos. Seu dia é celebrado em 24 de junho.

Oração - São João Batista, voz que clama no deserto: "Endireitai os caminhos do Senhor... fazei penitência, porque no meio de vós está quem não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias", ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo". São João, pregador da penitência, rogai por nós. São João, precursor do Messias, rogai por nós. São João, alegria do povo, rogai por nós.